Projeto identIFique-se


O Projeto identIFique-se é realizado por meio do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e propõe o implemento educomunicativo da fotografia com celular no processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de possibilitar ao estudante estabelecer uma correlação entre a teoria vista no curso e a prática relacionada a sua formação.
O projeto aponta a possibilidade da utilização educomunicativa da fotografia com celular, para promoção da reflexão, emancipação e protagonismo do estudante em seu processo formativo. A iniciativa é desenvolvida pela jornalista e mestranda do ProfEPT, Eliane Vieira de Ataides Valim, sob a orientação da professora Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna.

Ações desenvolvidas
O projeto foi realizado com os estudantes do 3º ano do curso de Eventos do Ensino Profissional Integrado ao Médio do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). As ações foram desenvolvidas nas disciplinas de Elaboração de Projetos, Marketing e Alimentos e Bebidas, com o apoio dos professores Jaimile Cunha, Otávio Bezerra e Daniella Sardinha.
Durante as ações do projeto, que ocorreram no segundo semestre de 2020 de forma remota devido à pandemia de Covid-19, os estudantes envolvidos participaram de diversas atividades, dentre elas: apresentação do projeto, círculo de estudos sobre a fotografia e oficina de noções básicas de fotografia com o celular. Após a produção das fotografias por cada estudante promoveu-se a inauguração da exposição fotográfica online, momento em que os participantes puderam avaliar a experiência educomunicativa vivenciada.

Produto Educacional

As ações do projeto baseiam o desenvolvimento do produto educacional: Proposta educomunicativa de intervenção IdentIFique-se: a fotografia com celular e o olhar do estudante sobre sua formação. O produto educacional estará disponível após a conclusão da pesquisa de mestrado.





Projeto identIFique-seProjeto identIFique-se